Pesquise aqui...

Destaques

INE divulga publicação sobre progresso dos ODS em Portugal

No passado dia 6 de junho, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou a 7.ª edição da Publicação Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Agenda 2030 – Indicadores para Portugal – 2015-2024 – INE, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Esta publicação faz uma análise do comportamento de 183 indicadores da lista global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em Portugal, desde 2015 até ao último ano com informação disponível. A cobertura nacional dos indicadores ODS aumentou para 74% da lista global da ONU, face aos 72% reportados na edição anterior, divulgada em 2024.

Comparando o ano mais recente com o primeiro ano disponível desde 2015, foi possível concluir que:

  • 96 dos 183 indicadores globais analisados registaram uma evolução positiva;
  • 22 dos 96 indicadores com evolução positiva, atingiram a meta;
  • 43 apresentaram uma evolução desfavorável.

Na análise por ODS, verifica-se uma evolução global maioritariamente positiva. No entanto, os ODS 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de género) e 14 (Proteger a vida marinha) registaram, na maioria dos indicadores avaliados, uma evolução negativa.

Aplicando a metodologia do Eurostat, o INE avaliou o desempenho dos 17 ODS no período 2015-2024, com base na pontuação dos respetivos indicadores. Destaca-se a evolução contrária à desejada do ODS 5 (Igualdade de género) e o progresso significativo do ODS 6 (Água potável e saneamento).

 

Figura 1 – Posicionamento dos ODS em Portugal de acordo com a sua evolução no período 2015-2024

Fonte: INE

 

Através de uma abordagem sintética e baseada em dados, o relatório permite avaliar o desempenho de Portugal em cada ODS e a implementação da Agenda 2030 em Portugal. Esta informação é essencial para decisores políticos, investigadores, organizações da sociedade civil e cidadãos comprometidos com um futuro mais sustentável.