Pesquise aqui...

Destaques

Desenvolvimento sustentável: coerência política e competências-chave

Decorreram nos dias 20 e 21 de maio, em Lisboa, dois workshops cujo objetivo foi debater a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável e as competências necessárias para a sua prossecução. O PLANAPP – Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas acolheu o evento através da Equipa Multidiscipllinar de Monitorização (EMM).

Estes eventos foram promovidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito do projeto ‘Building Policy Coherence for Sustainable Development (PCSD) across national and local government in Portugal’, financiado pelo Instrumento de Assistência Técnica (IAT) da Comissão Europeia (CE) e coordenado pelo PLANAPP em parceria com o Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA) e o Instituto Camões, I.P.

Os encontros juntaram organismos da REPLAN – Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, incluindo o PLANAPP, e contaram com a presença da OCDE, da CE e dos parceiros do projeto na Irlanda e na Bélgica.

A reflexão centrou-se nas oportunidades e desafios da coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável e no aprofundamento das competências necessárias ao seu reforço na Administração Pública em Portugal e o ponto de partida foram os tês pilares da Recomendação do Conselho em matéria de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável da OCDE.