No dia 17 de junho, realizou-se a conferência “Governar para as Pessoas e para o Planeta, uma Responsabilidade Coletiva”, promovida pela ‘United Nations Association Portugal’ (UNA-PT).
O evento teve lugar na Fundação Oriente, em Lisboa, e contou com a participação de diversos representantes de instituições académicas, Administração Pública e Secretários de Estado dos dois últimos governos constitucionais.
O Secretário-Geral da UNA-PT apresentou o Compromisso de Governação pelas Pessoas e pelo Planeta, que propõe uma renovação da governação política nacional através de uma ética pragmática.
Neste encontro houve oportunidade para discutir os desafios éticos na educação, e investigação e o papel da Administração Pública e dos governantes neste contexto.
Através de discussões enriquecedoras e a apresentação de boas práticas, ficou claro que a colaboração entre diferentes setores da sociedade é essencial para enfrentar os desafios éticos e promover um desenvolvimento sustentável.
O PLANAPP esteve presente no encontro, e enquanto entidade coordenadora da integração da Agenda 2030 nas políticas públicas portuguesas procura assegurar que os princípios de sustentabilidade sejam refletidos nas ações e decisões governamentais. Este esforço contribui diretamente para o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que visa promover instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.